Notícias

Casa simples de manter e acessível para moradores da 3ª idade

Em fevereiro de 2014, este terreno de mil metros quadrados não passava de um trecho de Mata Atlântica num condomínio na Serra da Cantareira, área de proteção ambiental a 40 quilômetros do centro de São Paulo. Menos de seis meses depois, a residência construída nele pelo arquiteto Hélio Carneiro recebia a mudança de seus pais, Maria Helena e Hélio.

Tão positivo como o cronograma bem-sucedido foi o compromisso de preservar 75% da vegetação nativa (o que também jogou a favor do calendário, pois agilizou a aprovação do projeto na Secretaria do Meio Ambiente – SMA).

O rigoroso planejamento garantiu o resultado da empreitada, segundo o arquiteto: “Levei três meses desenhando e mais um para programar os trabalhos”. Entre os desafios, estava criar um espaço acolhedor e seguro, de conservação simples e manutenção esporádica.

“O antigo sobrado da família se tornou inviável por causa de problemas de saúde do meu pai”, lembra o rapaz, que concebeu uma proposta sob medida para a atual fase de vida do casal. Aqui, os cômodos mais utilizados se concentram no térreo, livre de degraus e desníveis; as passagens extrapolam a medida-padrão; e o piso antiderrapante previne escorregões.

Com orçamento engessado e prazo apertado, o arquiteto encontrou a solução para as demandas no steel frame, sistema que utiliza painéis de aço perfilado como estrutura de paredes externas e internas.

“Por ser industrializado, esse método permite construir rapidamente e com o mínimo de desperdício e entulho. Mas é preciso ter muito cuidado no cálculo estrutural e projetar pensando nas características específicas dos componentes.” Isso significa, por exemplo, definir os vãos de acordo com a modulação disponível.

Leia mais: Adeus, tijolo!

“Também pressupõe eliminar do canteiro tudo o que é artesanal”, aponta Hélio, que seguiu quase à risca esse receituário. Como as exceções estavam programadas, não prejudicaram o andamento da construção. Uma delas foi recorrer a vigas metálicas na sustentação de cozinha e sala de jantar. “O steel frame possibilita o vão máximo de 1,20 metros, e eu desejava mais do que isso”, justifica.

O outro desvio, a adoção de telhado com estrutura de madeira, relaciona-se à busca de uma atmosfera de casa de campo. O cronograma consistiu em duas fases. Os 60 dias iniciais comportaram a limpeza e a regularização do terreno, o esgoto primário (fossa séptica e filtro anaeróbio), a fundação e a cobertura de grama.

Nos três meses seguintes vieram o steel frame, a elétrica, a hidráulica, o fechamento das paredes, o telhado e os revestimentos. “Enquanto a primeira etapa acontecia, produziam-se os painéis de steel frame e os outros elementos”, conta o profissional.

Fonte: https://arquiteturaeconstrucao.abril.com.br/casas/casa-simples-de-manter-e-acessivel-para-moradores-da-3-idade/