Notícias

4 tendências da Engenharia Civil e Arquitetura para 2018

A evolução constante da tecnologia e a instabilidade da economia têm impacto direto em vários setores. Com a Engenharia Civil e Arquitetura não é diferente: todos os anos novidades e tendências surgem no mercado. Para 2018, temos alguns cenários promissores e algumas novidades das quais todo Engenheiro e Arquiteto devem saber.

1. Sustentabilidade
A sustentabilidade tem sido tendência há muito tempo em vários segmentos. Na área de Arquitetura e Engenharia, ela terá ainda mais força em 2018. Novos materiais e ferramentas estão possibilitando que as construções sejam cada vez mais eco friendly.
Além dos materiais, a criatividade com o uso de espaços e a adequação do projeto a fatores como clima do local também contribuem para que o projeto seja mais sustentável.

2. Novas tecnologias
As novas tecnologias, técnicas, ferramentas e invenções estão contribuindo cada vez mais para o setor de construção. Entre realidade aumentada, materiais inovadores como o contra piso autonivelante, concreto translúcido e impressões 3D, a Engenharia Civil e a Arquitetura está se reinventando.
Uma forte tendência para 2018 é a adesão à essas e outras tecnologia nas construções. Com elas, é possível realizar obras mais ecológicas, funcionais e bonitas, além de, muitas vezes, reduzir custos e tempo.

3. Crescimento do setor de construção
Segundo a Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), o setor de construção civil voltará a crescer em 2018. Apesar da queda no mercado de trabalho e os resultados não muito positivos para a indústria, muitos especialistas apostam que as reformas do governo, os investimentos e as reduções de taxas podem ser promissoras.

Outro fator levado em consideração é a tendência de ampliação do crédito imobiliário, o que vai incentivar que mais construções e reformas sejam realizadas em 2018. A capacitação da mão de obra também promete auxiliar nesse crescimento.

4. Construção pré-moldada
Há quem diga que as construções pré-moldadas (ou modulares) limitam a criatividade e criação dentro das obras. Apesar disso, os pré-fabricados possuem tantos benefícios que é quase impossível dizer que não há um grande potencial de ser tendência em 2018.
Uma das maiores vantagens é a otimização de tempo. Com os pré-moldados, a economia é de cerca de 2 a 3 meses em comparação com as construções convencionais. A ecologia – muito citada como tendência – e a facilidade em conseguir licenças e documentações também são fatores muito importantes que fazem das construções modulares tão promissoras.